Educação Ambiental


Por: Marcelo Antonio Rocha 

A normatização e todo o aparato jurídico relacionado à proteção ambiental no Brasil são fundamentais para efetivação de um Estado Ambiental de Direito comprometido com o direito humano fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e com a sadia qualidade de vida. Para o fomento do Estado Ambiental de Direito é necessário também – e principalmente – que os cidadãos sejam verdadeiramente responsáveis por suas ações e estejam conscientes da posição que deverão assumir nessa jornada – que com certeza não será fácil, mas não será impossível – de tutela do meio ambiente, garantindo que as presentes e as futuras gerações possam usufruir de maneira prudente e responsável dos recursos naturais e conviver harmoniosamente com todas as outras espécies.

O Estado Ambiental de Direito deve ser construído por leis, tratados e convenções, mas também, por fundamentos éticos, morais e filosóficos, constituindo assim, uma transformação interna e externa do ser humano. É necessário que o indivíduo tenha a consciência ecológica de que todos os seres humanos e tudo o que nos cerca faz parte de um todo, de uma unidade interligada e interdependente.
A transformação da consciência humana, sem dúvida, deverá trazer mudanças em diversos aspectos. Ao agregar novos valores éticos e morais em sua mente, como consequência, o ser humano terá que adotar também uma nova forma de viver, que combine com a nova maneira de pensar, pois o propósito da conscientização ecológica é fazer uma revolução interna que reflita externamente na vida do indivíduo e na sociedade como um todo.
Novos modos de vida devem surgir do despertar da compaixão, da compreensão crescente de que o destino do ser humano encontra-se intimamente ligado ao destino de todos os outros seres e que a sua tarefa não é somente estar aqui, agora, mas também estar agora, aqui. A nova ética ambiental privilegia o aproveitamento e a reciclagem de recursos, considerando negativos o consumo e a extravagância desnecessários. Incentiva a consideração dos interesses de todas as criaturas sencientes, inclusive daquelas que habitarão o planeta num futuro distante. Inclui uma estética da apreciação dos lugares naturais não devastados pelo homem. Rejeita os ideais de uma sociedade materialista que mede o sucesso pelo número de bens de consumo acumulados por alguém, pois o sucesso deve ser avaliado em termos do desenvolvimento das aptidões individuais e da verdadeira conquista da satisfação e realização.
Uma nova ética é necessária, uma ética que trate da relação do homem com a Terra, com os animais, com tudo o que nela vive. Tal ética será capaz de ampliar as fronteiras das comunidades de modo a incluir e considerar todas as espécies como parte de um ecossistema unificado e interligado. Nesse sentido, o dever ético mais fundamental é o conhecimento e o estudo permanente sobre o tema. Por envolver inúmeras ciências, a ecologia reclama aprendizado contínuo. Conhecer mais e melhor, a cada dia, fará com que o ser humano exerça mais adequadamente a tutela do meio ambiente.
A educação ambiental é um dos instrumentos capazes de dar início a essa transformação. Promover a educação ambiental é dever de todas as pessoas conscientes, inteligentes, responsáveis e éticas. Não apenas os educadores, mas toda a sociedade tem que exercer essa função que é necessária para a construção do conhecimento que será capaz de modificar e criar novos valores e condutas pró-ambientais. Esse é um desafio, mas que será capaz de transmitir os valores, que, do ponto de vista de uma ética ambiental, são essenciais no processo educativo, a saber: o reconhecimento do valor que a natureza tem em si mesma, o respeito pela natureza e por todas as formas de vida, o imperativo da conservação da natureza e a responsabilidade ética para administrar a natureza.


2 comentários:

  1. vai conhecer tudo sobre Direito: áreas de atuação, o que se aprende no curso e o que é preciso para se formar com sucesso na área. Veja Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde !
      Buscando enriquecer os meus conhecimentos e dos meus alunos encontrei os textos acima sobre ética e sustentabilidade. Estaremos apresentando uma feira sobre Meio Ambiente e gostaria de usar os seus textos. Posso? Se tiverem outras ideias estamos abertos a essa troca de experiências, nosso evento será no dia 05/10. Obrigada!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.