O consumo sustentável
O
consumo sustentável
Marcelo
Antonio Rocha
É fato que a forma como se dá a produção e o avanço econômico,
tecnológico e industrial dos países deve
ser alterada a fim de salvar o que ainda resta do planeta. Mas as mudanças não
devem ocorrer somente nesse patamar, pois os “vilões” não são apenas as
empresas e os governos. Não se deve esquecer que o homem tem grande parcela de
culpa pelo que vem ocorrendo. O ser humano não é vítima somente do sistema, mas
sim da sua própria ganância, que é o combustível que sustenta a destruição
sistemática da natureza. Para que toda mudança ocorra, deve haver uma parceria
entre quem produz e quem consome.
Já é passada a hora do homem, no seu papel de consumidor, começar a ter
atitudes e comportamentos voltados para o consumo consciente e responsável. “Atitude” significa o grau de adesão do
consumidor a valores, conceitos e opiniões sobre os papéis de empresas e
consumidores em relação a Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Empresarial
e Consumo Consciente. Já “comportamento” está ligado à prática cotidiana de
ações ligadas ao consumo e que geram impacto efetivo para o meio ambiente, a
economia, o bem-estar pessoal e a sociedade como um todo.
Para
que tenham um resultado promissor, esses dois aspectos devem ser desenvolvidos
juntos. Apenas atitudes, sem a prática de consumo consciente, não produz
efeito. E apenas comportamentos, provocados por uma imposição externa, seja
legal, social ou econômica, terá efeito limitado, durando apenas até que dure
tal imposição.
É
preciso que a sociedade comece a adotar um estilo sustentável de vida, no que
diz respeito não somente ao consumo, mas também ao uso consciente e responsável
dos recursos naturais que estão à disposição do ser humano para satisfazer as
suas necessidades e garantir a sua sobrevivência. É o denominado Consumo
Sustentável, que está intimamente relacionado à produção e distribuição,
utilização e rejeição de produtos e serviços e oferece uma forma de repensar o
seu ciclo de vida e tem como objetivo assegurar que as necessidades básicas de
toda a comunidade global sejam satisfeitas, reduzindo o excesso de consumo e
evitando danos ambientais.
Existem
alguns princípios fundamentais para o consumidor praticar o consumo consciente
e responsável e, com isso, ter um estilo sustentável de vida:
·
planejar
as compras;
·
avaliar
os impactos do consumo;
·
consumir
apenas o necessário;
·
reutilizar
produtos e embalagens;
·
separar
o lixo;
·
usar
crédito conscientemente;
·
conhecer
e valorizar as práticas de responsabilidade social das empresas;
·
não
comprar produtos piratas ou contrabandeados;
·
contribuir
para a melhoria dos produtos e serviços;
·
divulgar
o consumo consciente;
·
cobrar
dos políticos;
·
refletir
sobre os próprios valores.
O
ser humano deve se conscientizar de que o seu papel de consumidor consciente e
responsável o transformará em um cidadão global capaz de influenciar governos,
instituições reguladoras, ONGs (organizações não-governamentais) e empresas a
atuarem com mais concretude, rapidez e eficácia em prol do meio ambiente.
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