O consumo sustentável




O consumo sustentável
Marcelo Antonio Rocha
           
É fato que a forma como se dá a produção e o avanço econômico, tecnológico e industrial  dos países deve ser alterada a fim de salvar o que ainda resta do planeta. Mas as mudanças não devem ocorrer somente nesse patamar, pois os “vilões” não são apenas as empresas e os governos. Não se deve esquecer que o homem tem grande parcela de culpa pelo que vem ocorrendo. O ser humano não é vítima somente do sistema, mas sim da sua própria ganância, que é o combustível que sustenta a destruição sistemática da natureza. Para que toda mudança ocorra, deve haver uma parceria entre quem produz e quem consome.

Já é passada a hora do homem, no seu papel de consumidor, começar a ter atitudes e comportamentos voltados para o consumo consciente e responsável. “Atitude” significa o grau de adesão do consumidor a valores, conceitos e opiniões sobre os papéis de empresas e consumidores em relação a Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Empresarial e Consumo Consciente. Já “comportamento” está ligado à prática cotidiana de ações ligadas ao consumo e que geram impacto efetivo para o meio ambiente, a economia, o bem-estar pessoal e a sociedade como um todo.
Para que tenham um resultado promissor, esses dois aspectos devem ser desenvolvidos juntos. Apenas atitudes, sem a prática de consumo consciente, não produz efeito. E apenas comportamentos, provocados por uma imposição externa, seja legal, social ou econômica, terá efeito limitado, durando apenas até que dure tal imposição.
É preciso que a sociedade comece a adotar um estilo sustentável de vida, no que diz respeito não somente ao consumo, mas também ao uso consciente e responsável dos recursos naturais que estão à disposição do ser humano para satisfazer as suas necessidades e garantir a sua sobrevivência. É o denominado Consumo Sustentável, que está intimamente relacionado à produção e distribuição, utilização e rejeição de produtos e serviços e oferece uma forma de repensar o seu ciclo de vida e tem como objetivo assegurar que as necessidades básicas de toda a comunidade global sejam satisfeitas, reduzindo o excesso de consumo e evitando danos ambientais.
Existem alguns princípios fundamentais para o consumidor praticar o consumo consciente e responsável e, com isso, ter um estilo sustentável de vida:
·         planejar as compras;
·         avaliar os impactos do consumo;
·         consumir apenas o necessário;
·         reutilizar produtos e embalagens;
·         separar o lixo;
·         usar crédito conscientemente;
·         conhecer e valorizar as práticas de responsabilidade social das empresas;
·         não comprar produtos piratas ou contrabandeados;
·         contribuir para a melhoria dos produtos e serviços;
·         divulgar o consumo consciente;
·         cobrar dos políticos;
·         refletir sobre os próprios valores.

O ser humano deve se conscientizar de que o seu papel de consumidor consciente e responsável o transformará em um cidadão global capaz de influenciar governos, instituições reguladoras, ONGs (organizações não-governamentais) e empresas a atuarem com mais concretude, rapidez e eficácia em prol do meio ambiente.

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