O simbolismo da natureza em Como Gostais de William Shakespeare

BUCKLEY, John Edmund. Uma cena de Como Gostais com Rosalinda, Célia e Jacques na Floresta de Arden. Aquarela. 1864.

O simbolismo da natureza em Como Gostais de William Shakespeare
Por: Fagner Alexandrino da Silva

As peças de William Shakespeare são reconhecidas mundialmente devido ao fato de tratarem de temas universais e versarem sobre a condição humana. Estas já seriam razões suficientes para justificar a sua imortalidade e o fato de suas peças, mesmo depois de 400 anos após sua morte, serem encenadas e serem capazes de despertar sentimentos e principalmente, reflexões acerca de nossa existência. Elas têm como cenário predominante as cortes de diferentes países e culturas. Isso revela uma predileção do poeta pelas paixões, dramas, alegrias, aventuras e desventuras daqueles pertencentes ao círculo da nobreza. Todavia, algumas de suas obras primas têm como cenário principal a natureza. Um exemplo disso é a peça As you like it ou como traduzida em português Do jeito que você gosta ou ainda Como gostais.

Como gostais é uma comédia romântica escrita no ano de 1599 e tem sua trama baseada na vida de dois jovens nobres de famílias distintas, Orlando e Rosalinda, que são expulsos da corte e se veem obrigados a exilar-se na floresta de Arden cuja localização é incerta. Esse deslocamento simboliza a fuga de uma vida artificial para uma vida natural.

A natureza é o local onde é possível encontrar o verdadeiro sentido para uma vida maculada por bajulações, inveja, ambição desmedida e intensa corrupção. De certo modo, a natureza representa um rito de passagem, um local de reflexões e contrastes no qual os personagens são livres para buscar autoconhecimento, seu papel na sociedade e modos de reparar injustiças sociais.

A natureza nas peças shakespearianas simboliza um meio de libertação para os personagens. Ela lhes dá a oportunidade de contradizer os limites impostos pelas leis e normas sociais. É nesse novo cenário que eles terão o tempo necessário para refletir sobre o significado da própria existência e ampliar sua visão acerca dos valores socialmente construídos. Orlando e Rosalinda, protagonistas da peça, se questionarão sobre os papeis atribuídos ao homem e à mulher na sociedade e, sobretudo à concepção do amor cortês. Já outros personagens irão refletir sobre a relevância ou irrelevância do tempo em meio à floresta ou sobre os contrastes entre a vida na cidade e a vida no campo.
As mudanças repentinas de cenário, tal como a que ocorre em Como gostais, revelam a genialidade de Shakespeare, uma vez que, o contato direto com a natureza proporciona a seus personagens a contemplação de dois modos de vida completamente diferentes e consequentemente, aumenta a consciência que eles têm de si mesmos e dos valores que adotam.
Em suma, Shakespeare implicitamente afirma que a natureza é amiga do homem, mesmo que o homem nem sempre assuma o papel de amigo da natureza. Ademais, a natureza se configura em um convite à reflexão tanto aos personagens quanto aos leitores ou expectadores.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.